quinta-feira, 25 de março de 2010

Conversa com ex-alunas na biblioteca da escola

Olá a todos!

Aqui estamos nós novamente para vos dar a conhecer mais um bocadinho do trabalho que temos feito ao longo deste período!
Assim, no decorrer do subtema que estivemos a tratar este período (Saúde) realizámos dia 22 de Março pelas 12 horas uma conferência na Biblioteca da nossa escola. Para participarem nesta conferência convidámos três ex-alunas que tiraram ou estão actualmente a tirar um curso relacionado com a área da Saúde. Essas alunas foram: Catarina Martins (de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Francisco Gentil - IPO), Joana Marques (de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Lisboa) e Ana Raquel (de Medicina da Universidade de Lisboa).
Tentámos arranjar alunos de diferentes cursos dispostos a participar nesta palestra para, assim, o número de alunos assistentes interessados ser superior. Considerámos que se tivéssemos apenas presentes representantes de um curso somente uma pequena parte dos alunos convidados para a conferência estariam de facto interessados. As turmas que compareceram na conferência eram apenas de secundário e do agrupamento de “Ciências e Tecnologias” uma vez que achámos mais apropriado.

Com o relato que estas alunas fizeram do seu curso (nomeadamente acerca das disciplinas, exames, expectativas, experiências vividas, entre outros aspectos que considerem importante referenciar) pretendíamos ajudar os alunos presentes a conhecer melhor determinados cursos e fazer, assim, uma escolha mais ponderada. Ao convidarmos ex-alunos esperávamos que esta conversa não fosse muito formal e que todos os alunos estivessem à vontade e dispostos a fazer as questões que quisessem sobre cada curso.

Para divulgar esta palestra pela nossa escola procedemos ainda à realização de um poster que colocamos seguidamente…


terça-feira, 23 de março de 2010

Visita à Faculdade de Medicina Dentária

Foi no dia 23 de Fevereiro que dois membros do nosso grupo, depois das aulas, foram visitar a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). Através de uma troca de e-mails e de uns telefonemas, a nossa visita iria ser orientada pela Dr.ª Isabel Tadeu (membro da Assembleia da Faculdade).

A visita começou por volta das 15.20h, quando a Dr.ª foi ao nosso encontro no local combinado.
A Dr.ª Isabel levou-nos primeiro a uma sala muito engraçada, onde os alunos do segundo ano estavam a treinar a sua futura profissão como dentistas em bonecos (modelos humanos). Os alunos explicaram-nos que no seu primeiro ano todas as suas aulas eram teóricas e que só no segundo ano, começavam a treinar em bonecos modelos, para que, no terceiro ano possam treinar em pessoas reais e até mesmo dar consultas com a supervisão de um especialista.

Após a conversa com alguns alunos de Medicina Dentária, a Dr.ª levou-nos a conhecer os outros dois cursos que esta faculdade dispõe: Higiene Oral (tem como objectivo preparar profissionais clinicamente aptos para administrar cuidados de prevenção em higiene oral a utentes de todas as idades, incluindo deficientes e colaborar com os membros as equipas de saúde no planeamento, execução e avaliação de programas de saúde comunitários) e Próteses Dentárias (tem como finalidade preparar profissionais para, em laboratório, executar e reparar todos os tipos de próteses dentárias, utilizando os produtos, materiais, técnicas e procedimentos de acordo com as prescrições e indicações dos médicos dentistas ou estomatologistas, por forma a que a função, o conforto e a estética dos pacientes sejam recuperados ou melhorados).
Visitámos as salas e laboratórios, comuns aos dois cursos e assistimos a uma aula de Higiene Oral com uns alunos do primeiro ano. Estavam a observar as bocas uns dos outros para treinarem e verem se estava tudo bem. O papel dos higienistas orais não é exactamente o mesmo dos dentistas, enquanto os dentistas tratam o problema que o paciente tem, os higienistas previnem esse problema e como um aluno nos disse “mais vale prevenir do que remediar”.
Na sala ao lado decorria uma aula de Próteses Dentárias com alunos do segundo ano, onde os alunos também nos receberam de braços abertos e nos explicaram tudo o que é necessário sobre o seu curso. Mostraram-nos exemplos de próteses feitas por eles, onde iam aprendendo as diferentes técnicas que iriam aplicar no futuro.

E assim chegou ao fim mais uma visita, a mais uma faculdade.