No dia 23 de Março (terça-feira) dois elementos do nosso grupo dirigiram-se, por volta das 2h, para a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa! Embora tenhamos de reconhecer que não avisámos a Dr.ª Isabel Nunes (Técnica Superior do Gabinete de Relações Publicas) com a devida antecedência do dia em que pretendíamos visitar esta Faculdade, a Dr.ª Isabel Nunes possibilitou-nos simpaticamente esta visita.
Assim, fomos com uma amiga da Ana chamada Catarina Pratas que se disponibilizou para nos mostrar a Faculdade e, ainda, levar-nos até lá.
A Dr.ª Isabel Nunes havia-nos anteriormente informado dos locais que poderíamos visitar e o que estávamos autorizados a filmar/fotografar e que, caso pretendêssemos, podíamos pedir ajuda na Associação de Estudantes (no 2ºpiso). No entanto, acabámos por não recorrer a esta ajuda uma vez que a Catarina nos mostrou todos os espaços da Faculdade que pretendíamos conhecer.
Começámos por entrar por um corredor muito comprido onde se encontravam algumas réplicas de esculturas conhecidas. Depois, andámos um bocado pelos corredores da Faculdade e subimos ao 2ºpiso. Neste piso, saímos para uma pequena varanda muito agradável onde se encontravam algumas pessoas a desenhar. Voltando para dentro do edifício andámos mais um bocado e vimos o Auditório (no qual contudo, não pudemos entrar porque se encontrava ocupado). Ao lado, do cimo de uma janela, a Catarina mostrou-nos ainda o pátio de escultura. Descemos então por umas escadas que se encontravam em frente ao auditório e que nos levaram até ao bar dos alunos. Voltámos a descer mais um piso e depois pudemos ver (de fora) as salas de escultura. Ficámos bastante impressionadas porque, de facto, estas não têm nenhuma semelhança com a maioria das salas das outras Faculdades que temos visitado! São efectivamente salas muito amplas (altas e largas) - foi então que a Catarina nos explicou que esta Faculdade fora um antigo convento.
Seguidamente saímos do edifício para logo em frente entrarmos numa sala (“sala dos Arcos”) que se encontrava cheia de computadores uma vez que lá são leccionadas disciplinas como Desenho Digital e Infografia (aplicação da informática à representação gráfica e ao tratamento da imagem). Com autorização do Professor que lá se encontrava pudemos fotografar este espaço.
Voltámos para o Edifício principal e começámos a reparar em algumas pinturas, telas, esculturas … variadíssimas coisas que se encontravam pelos corredores e que, até porque somos alunos de Ciências e Tecnologias, não sabíamos do que se tratava. A Catarina explicou-nos que eram “Instalações de Arte”, ou seja, peças de arte que são móveis e, portanto, só são efectivamente peças de arte quando se encontram num determinado local. Depois referiu-nos algo que achámos muito engraçado: por toda a Faculdade se encontram uns ratos (autocolantes) colados nas paredes que são igualmente Instalações de Arte de algum aluno que está a tirar um determinado curso. Atravessando os corredores, vimos também os cacifos dos alunos, aos quais achámos bastante piada uma vez que se encontravam “personalizados”.
Depois, a Catarina levou-nos para um corredor cheio de mesas que se encontrava ao pé das aulas de pintura. Aí, ela explicou-nos (e mostrou-nos) alguns dos trabalhos que realizou ao longo deste ano e de que nós gostámos bastante!
Vimos ainda mais alguns espaços mas depois, e como já eram por volta das 4 horas decidimos ir embora, certamente satisfeitas com a nossa visita!